domingo, 2 de fevereiro de 2014

Brasileiros: o melhor e o pior do Brasil


Introdução
Estou viajando há três semanas fora do país enquanto começam os protestos contra a Copa do Mundo no Brasil. Triste não poder participar, mas interessante ver a situação de fora, com mais perspectiva.
Parte 1
Ontem mostrei alguns vídeos para minha tia, com policiais reprimindo brutalmente os manifestantes, que se espantou e disse sobre quem lutava: "It's like being in a war zone without a gun" (É como estar numa zona de guerra sem uma arma). 
Parte 2
Antes de ontem estava incomodada com o contato frio e impessoal dos americanos. Sentindo falta daquele toque pessoal dos brasileiros, que até xingam os melhores amigos de FDP como manifestação de afeto.
Encontrei uma brasileira, amiga da minha tia, e foi o suficiente para tornar meu dia melhor. Sem apenas diálogos pré-estabelecidos de "oi, tudo bem, prazer em conhecer".
Parte 3
Não sou uma típica brasileira cheia de diálogos calorosos, de vez em quando até me irrito com eles. Mas agora estou sentindo falta daquele toque especial, que faz você se sentir mais humano.
Parte 4
Essa semana fui visitar uma universidade pública (maravilhosa), na qual os estudantes pagam uma fortuna para estudar a não ser que consigam bolsa. Deixei o carro num estacionamento público, e tive que pagar três reais por hora por isso.
Parte 5
Atualmente estudo numa universidade federal pública no Brasil, sem pagar nada por isso. Sou parte dos 3% da juventude que teve a sorte de conseguir uma vaga em universidade pública. Tostei nas salas de aula, passei fome, fiquei sem água para beber, assisti a aulas péssimas de professores sem didática, tive problemas com a biblioteca, com a internet, etc.  Está na hora de aproveitar meu verdadeiro potencial e partir. Mas qual país tem capacidade de ser mais justo, oferecendo iguais oportunidades a todos? O Brasil. Há grandes ideias por toda parte: universidades públicas (de verdade), o Enem e o SISU (te levam para qualquer lugar do país), o SUS, meia entrada para estudante...e outras para serem conquistadas, como o passe livre. O problema delas? A prática, por conta da qualidade e do pequeno número de pessoas que é capaz de atender atualmente.
Fim
Por que o Brasil não vai pra frente? Porque os brasileiros não querem. Querem ir para trás e copiar todo um estilo de vida estadounidense, na qual direitos (inclusive a liberdade) são restritos a quem tem dinheiro - isso quando não querem a volta da ditadura. Querem continuar passíveis de sofrer lavagem cerebral midiática e criticar manifestantes que estão arriscando suas vidas por um Brasil melhor (sem armas numa zona de guerra!). Eles sabem bem pelo que estão lutando, apesar de você não saber.

Oh, why?
Essa semana também estava tentando convencer alguém de que o trote do modo como o conhecemos deve ser extinto. É tudo antiquado demais (da Era Medieval), mas estamos culturalmente apegados a ele. 
Estamos culturalmente apegados à vida miserável. É a ideia de que sem sofrimento não há conquista. E se tirarem essa ideia de nós, se alguém falar que dá pra todos da população terem direitos garantidos independente de classe social (moradia, educação, saúde, transporte, alimentação, lazer, cultura), acho que dá tilt na cabeça dos brasileiros.

Nenhum comentário: